ART 2000

ART 2000O ART 2000, Automatronic Regulador de Tensão modelo 2000, foi desenvolvido para efetuar o controle de tensão em geradores elétricos, com ênfase em modelos que operam com tecnologia brushless de excitação. Possui vários modos de controle para se operar com o gerador, tornando bem ampla a faixa de aplicação, conforme determinações das concessionárias, cooperativas e/ou indústrias, onde o mesmo será conectado.

O ART 2000 realiza leituras trifásicas (True RMS) das tensões e correntes fornecidas pelo gerador, como também a leitura da tensão e corrente de excitação, podendo assim calcular todas as demais grandezas elétricas, que são utilizadas como referência de controle, proteções e também como limitadores.

Seu sistema de excitação pode ser adequado a todas as freqüências de PMG, em vários níveis de tensões, tanto contínua como alternada, sem a necessidade de alterações em hardware, com capacidade de fornecer até quinze Ampéres. Dispõe de entradas digitais, saídas a rele, bem como duas comunicações RS485 que utilizam o protocolo modbus RTU (slave).

Características Funcionais:

O ART 2000 tem como função controlar a tensão do gerador, a fim de compensar perdas e ganhos de cargas, assim como operar em sincronismo com outros geradores ou com a concessionária. Para isso, compara as referências com as grandezas, variando a corrente no campo do gerador, para igualar as grandezas elétricas lidas ou calculadas com as referências.

Seu hardware é composto por: dezesseis entradas digitais, sendo que juntamente no mesmo conector, é fornecido uma fonte de alimentação, para acionar estas entradas; por dez saídas a relé, das quais, quatro são providas de contato reversível, possibilitando que acionem cargas de alimentação em tensão contínua ou alternada; por duas portas de comunicação 485 com protocolo modbus RTU slave, sendo uma porta com o endereço fixo em três e a outra configurável; por três entradas de leitura de TP´s para medição de tensão; por três entradas de leitura de TC´s para a medição de corrente.

Também compõe o seu hardware, três entradas que alimentarão o sistema de potência do regulador, estas entradas alimentam o link CC interno, e por passarem por uma ponte retificadora, aceitam tensões alternadas ou contínuas; possui as saídas +F e -F que alimentarão o campo, as quais são controladas por um IGBt.

Possui sete modos de controle, possíveis de configurar um modo para operar quando o disjuntor 52G estiver aberto e outro para quando fechado, sendo interpretado através uma entrada digital(Estado Disj. 52G). São os modos: PWM Constante, Manual Tensão de Campo, Manual Corrente de Campo, Automático Tensão, FP constante, Q Constante e Droop.

Características Técnicas:

Tensão de Alimentação da Eletrônica: 90 a 250Vca ou 125Vcc;
Tensão de Alimentação da Potência: Até 180Vca de 0 a 400Hz monofásico ou trifásico (Sem necessidade de modificação de hardware);
Relação TP: Secundário 115 Vca e primário programável até 24 kV;
Relação TC: Secundário 5 Aca e primário programável até 10 kAca;
Tensão de Excitação: 90% da tensão de alimentação da potência;
Corrente de Excitação: Regime contínuo de até 15Acc;
Entrada Digital: 16 entradas, sendo 4 rápidas (alimentação de 15Vcc disponível no regulador);
Saída Digital: 10 saídas de contato seco 15A 120Vca resistivo, sendo 4 saídas com contato reversível e 6 com contato NA;
Comunicação: 2 portas RS485 com protocolo Modbus RTU;
Limitador U/F: Queda de tensão me relação a freqüência, configurável;
Limitador de corrente de excitação: Configurável a corrente mínima e máxima;
Entradas Analógicas: 2 entradas de 4-20mA;
Saídas Analógicas: 2 saídas de 4-20mA;
Pré excitação (Escorvamento): Saída Digital (Nível Configurável);
Modos de operação: PWM Constante, Manual Tensão de Campo, Manual Corrente de Campo, Automático Tensão, FP constante, Q Constante e Droop;
Proteções: Sobre e Sub Tensão, Sobre e Sub Freqüência,Sobre Corrente de Campo, Sobre Tensão de Campo,Falta de Realimentação e Tempo de Escorvamento Excessivo;
Peso aproximado: 4,2 Kg;
Fixação: Fundo de painel;
Temperatura de operação: 10°C a 60ºC;
Tecnologia: Duplo processador para controle e IGBt como chave de potência;
Medidas: True RMS.

ART 2000